O Fórum Socioeducativo de Belo Horizonte discute a proposta de realização de encontros com adolescentes atendidos por seu sistema, as chamadas Conferências Livres.
No dia 27 de março, foi realizada no auditório da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), a 43 ª Reunião Plenária do Fórum Permanente do Sistema de Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte.
Na ocasião, além de ser aprovada a ata da reunião anterior, foi destaque a discussão acerca da proposta de realização de encontros com adolescentes atendidos pelo sistema de atendimento socioeducativo da capital e região. Os encontros constituem as Conferências Livres.
O objetivo é que os adolescentes exponham suas ideias, anseios e reivindicações, criando um canal de diálogo que pode ajudar, inclusive, na formulação de práticas para o atendimento a eles destinado, com intuito de dar mais eficiência e respaldo às ações a serem feitas por todas as entidades participantes do Simase.
Da discussão aberta, chegou-se à proposta de criação de um grupo de trabalho, para analisar e organizar a presença dos adolescentes nas Conferências Livres, ficando já determinadas as pessoas a cargo de serem as referências do grupo criado, com a incumbência de dar início ao processo de pôr em prática os encontros.
Terminado o debate sobre as Conferências Livres, foi a vez da Comissão de Esporte, Cultura e Lazer relatar os resultados de ações empreendidas, apresentando, também, as propostas de ações e os prazos a serem seguidos durante o ano.
A Comissão de Prevenção da Letalidade entre Jovens e Adolescentes também se apresentou mas, em virtude do debate sobre as questões até então ali tratadas ter se estendido até quase o horário de término da reunião, decidiu-se por tratar dos temas ligados a essa Comissão na próxima plenária.
Por fim, tendo em vista que, durante a plenária, os assuntos apresentados tocavam à questão de disponibilidade financeira para a viabilização de projetos e ações, a Comissão de Orçamento fez pedido para se apresentar na próxima Plenária.
Convites: 1º Seminário Municipal de Parcerias